Licenciamentos
Para fins de cumprimento da legislação de trânsito, os veículos devem ter seus licenciamentos renovados anualmente. O processo de renovação do licenciamento anual compreende o recolhimento dos impostos, taxas e multas devidas ao proprietário do veículo, conforme calendário. Após a quitação dos débitos é expedido o documento Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV.

O pagamento do IPVA foi ou está sendo efetuado segundo procedimentos e calendário definido pela Secretaria de Estado da Fazenda. O pagamento do carnê poderá ser feito em qualquer banco, até a data de vencimento constante nas fichas de compensação. Após o vencimento, pode ser pago nas agências do Banco do Brasil apenas com o número do código RENAVAN, ou ainda, em qualquer banco desde que extraída a GR diretamente do site da Secretaria da Fazenda

Certidão de Propriedade de Veículos
Para expedir Certidão de Propriedade dos Veículos, registrados no cadastro do Detran, para um determinado proprietário.
OBS: Esta Certidão apresenta os dados de todos os veículos registrados para o proprietário. Se você deseja as informações relativas a um único veículo, solicite a Certidão de Registro de Veículo.

Certidão Histórico do Proprietário de Veículos
Para expedir Certidão Histórico do Proprietário de Veículos registrados no cadastro do Detran, para uma determinada pessoa (física ou jurídica).
Documentos básicos:
Somente a identificação do Solicitante (Nome, CPF, Documento de Identidade, Endereço) e dados do proprietário do veículo.  OBS: Qualquer pessoa poderá requerer a Certidão, desde que maior de idade.

Primeiro Emplacamento
Para registrar o seu veículo, com a respectiva emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV):
Documentos Básicos:
Nota Fiscal de Venda do Veículo;
Vistoria do veículo efetuada pelo despachante (decalque);

Se Pessoa Física:
Fotocópia autenticada da Carteira de Identidade e CPF ou fotocópia simples do RG + CPF + Carteira de Habilitação (do Paraná) do proprietário; Comprovante de residência original ou cópia autenticada (atualizado).
Se Pessoa Jurídica:
Consulta do CNPJ extraída da internet (efetuada pelo despachante).

Laudo de Motor
Vistoria Plena para Fins de Transferência - DENATRAN
: - Análise da característica da numeração do motor e do chassi;
- Confronto com o padrão do fabricante;
- Confronto com o Cadastro Nacional do Veículo (BIN), eletronicamente através do SISECV DENATRAN;
- Analise dos itens obrigatórios de segurança previstos nas resoluções CONTRAN 05/98 e 14/98;
- Procedimentos em conformidade com a Resolução CONTRAN 282/2008 e Portarias DENATRAN 131/2008 e 1334/2010.